segunda-feira, 14 de abril de 2008

História do Metal Industrial

A guitarra nunca foi um corpo estranho na Música industrial. De Cabaret Voltaire ("Nag Nag Nag") à Skinny Puppy ("Testure"), todos usaram guitarras distorcidas como um elemento a mais nas suas composições. Paralelo à esses artistas, temos o Pós-punk do Joy Division, Killing Joke e Public Image Ltd. Esses três grupos - dentre outros - conseguiram fundir de forma bem-sucedida o Dub jamaicano, o Punk rock inglês e a batida mecânica do Kraftwerk, antecipando o Metal industrial em muitos sentidos. Apesar disso tudo, ninguém antes do Ministry tinha feito "um Thrash metal com sequenciadores" (palavras do próprio Al Jourgensen).
Independente dos protestos
headbangers, o Metal industrial se firmou no começo dos anos 1990 - inclusive com a aprovação do mainstream. Prova disso foi o Ministry e o Nine Inch Nails concorrerem no Grammy para Best Metal Performance (1992). (Foi o NIN que levou a estatueta pra casa). O nível de vendas também ia bem - o Nine Inch Nails conseguiu um disco de platina por Broken (1992) e o Ministry atingiria a mesma marca três anos depois com o seu Psalm 69 (1992).
Essa nova re-popularidade do
Industrial se refletiu no número de encomendas por remixes que esses artistas receberam. Medalhões como Pantera, Prong, Megadeth, Anthrax e White Zombie encomendaram remixes para, respectivamente, o Godflesh, Foetus, Nine Inch Nails, Ministry e KMFDM. Até grupos de Grindcore e Death metal se renderam ao experimentalismo do Industrial. Membros do Obituary e Napalm Death se juntaram para montar o Meathook Seed; Mick Harris (ex-batera do Napalm) formou o Scorn; e o Morbid Angel encomendou um EP de remixes para o Laibach. Mas influência do Rock industrial não parou no Metal; de mega-estrelas do Rock alternativo (Red Hot Chili Peppers) até veteranos como David Bowie experimentaram com o estilo.
Esse surto de popularidade abriu as portas para a nova geração do Metal industrial atingirem sucesso comercial - entre eles
Marilyn Manson, Filter, Fear Factory, Stabbing Westward, White Zombie e os alemães do Rammstein. Segundo os cálculos da RIAA (Recording Industry Association of America) o gênero vendeu, só entre 1995-1999, cerca de 17,5 milhões de cópias nos Estados Unidos. E entre 2000-2005, 10 milhões de cópias.
Há uma tendência recente de chamar o Metal Industrial de "
crossover", o que é uma corrupção de seu significado original: bandas dos anos 1980 que misturavam Hardcore com Thrash metal, a lá Dirty Rotten Imbeciles, S.O.D., Agnostic Front, Suicidal Tendencies, etc.
(No
Brasil o maior representante do crossover foi o Ratos de Porão).

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Metal_industrial#Hist.C3.B3ria_do_Metal_Industrial

Nenhum comentário: